Nem todo mundo vê, mas lavagem de dinheiro e violência andam sempre juntas. 

A lavagem de dinheiro pode parecer um crime quase inofensivo, mas é um dos responsáveis por financiar o crime organizado, terrorismo e outras atividades criminosas. Seus impactos em nossas vidas são maiores do que você imagina. 

Lavagem de dinheiro:
Aprenda a ler os sinais

A lavagem de dinheiro é parte fundamental do sistema financeiro do crime organizado.

A lavagem de dinheiro acontece à luz do dia e muitas vezes não nos damos conta.

Enxergue os sinais, se informe, conheça, reflita e reconheça.

Cidadãos, ONGs e empresas. Estamos todos suscetíveis a cair nesse esquema.

Quem Somos

A lavagem de dinheiro é parte de um sistema que a gente não vê, mas que a gente sente. Essa prática financia boa parte da violência que vivemos em nosso dia a dia.

“Enxergue os sinais” é uma campanha para ampliar o conhecimento e os esforços para combater a lavagem de dinheiro e os acompanhantes perigosos que ela sempre traz.

O nosso objetivo é informar e engajar diversos atores sobre como essas operações ilícitas afetam negativamente nossa sociedade, financiando o crime organizado e até mesmo atividades terroristas nacionais e internacionais.

LAVAGEM DE DINHEIRO

A lavagem de dinheiro é toda forma de transformar o dinheiro obtido de forma ilegal em dinheiro “limpo”, ou seja, capaz de integrar o sistema financeiro legal.

Um crime muitas vezes visto como pequeno, de pouco impacto e importância, mas que é o pilar financeiro de toda uma rede de organizações criminosas mundo afora. Afinal, os países têm fronteiras, o crime não.

As consequências desse aparente “crime sem vítimas”, estão mais perto do que imaginamos, e seus efeitos são vivenciados e sentidos diariamente.

A lavagem de dinheiro tem muitas faces e, por ser um sistema complexo, dificulta o entendimento e reconhecimento de como cada um de nós, querendo ou não, pode estar envolvido nesse processo. É por isso que fazemos um chamado: enxergue os sinais. Não deixe o crime invadir o seu quintal.

COMO PREVENIR A LAVAGEM DE DINHEIRO?

Somos todos suscetíveis a lavagem de dinheiro, mas nossa vulnerabilidade diminui a partir do conhecimento e consciência.

Com informação, nós aprendemos.
Com conhecimento, nós reconhecemos.
Com reconhecimento, nós mudamos.

O QUE EU POSSO FAZER? 

  1. Enxergue os sinais: fique atento a práticas suspeitas ao seu redor.
  2. Busque as melhores práticas: se informe e busque os órgãos competentes de seu país.
  3. Reflita e compartilhe: ajude a ampliar o conhecimento e as possíveis formas de reconhecer esse crime.

ENXERGUE OS SINAIS

A lavagem de dinheiro está escondida à luz do dia e podemos passar por ela várias vezes sem ao menos nos darmos conta. Por isso, desconfie de práticas suspeitas que possam destoar do comum.

Falsificações e contrabando

Os itens mais comercializados por contrabando quanto por falsificação, são equipamentos eletrônicos.

O que poucas pessoas imaginam é que o consumo de produtos de contrabandistas e falsificadores, feito na justificativa de ser “a única” ou a “melhor” opção, são a base financeira de redes criminosas maiores que afetam toda a sociedade.

Além da violência intrínseca a esse sistema, o consumo desse tipo de produto tem impacto negativo na economia. Afinal, eles não arrecadam impostos e criam uma concorrência desleal para mercados locais.

Os serviços públicos para a população também são penalizados, já que o combate a esse crime acaba direcionando os recursos públicos para investimentos em inteligência, munição e pessoas dedicadas a esse tipo de operação.

Altas doações feitas com dinheiro em espécie

Assim como as grandes aquisições, as doações em dinheiro vivo para ONGs também são um alerta.

Se você trabalha ou é voluntário em uma ONG, fique atento a esse tipo de transação. Se informe, questione e busque orientação.

Caso você já seja ou procura ser doador de uma ONG, verifique se a organização apresenta relatórios financeiros disponíveis, se forem feitos com auditoria independente é melhor ainda. Esse tipo de documentação fortalece valores de transparência financeira e tributária, evitando a associação da ONG com esquemas de lavagem de dinheiro.

Empresas suspeitas

São as famosas empresas de fachada ou empresas fantasma.

Empresas de fachada existem para facilitar a incorporação de dinheiro ilícito no sistema. Elas normalmente possuem CNPJ ou até mesmo lugar físico, mas entre uma nota e outra (notas frias), emitem notas falsas para ocultar outros recursos. 

Já as empresas fantasmas não têm uma localização e, semelhante às empresas de fachada, emitem notas frias e contratos inexistentes. 

Alguns setores têm atividades e serviços com um valor difícil de mensurar, como a comercialização de metais preciosos, joias, artigos de arte e casas de câmbio, sendo mais propensos à existência dessas empresas. Fique atento.

ONGS

Muitas ONGs podem ser afetadas pela lavagem de dinheiro, por falta de informação e clareza sobre a origem do financiamento de doadores.

Se você trabalha, participa ou é voluntário em uma ONG, enxergue os sinais:

  • Recebe doações anônimas, nas quais não é possível identificar a idoneidade do recurso? Desconfie!
  • Realiza operações com cripto ativos? Atenção!
  • Possui relações com países de alto risco de corrupção? Fique de olho!
  • Tem baixa transparência financeira e fiscal? Se informe!
  • Não tem ou se recusa a ter auditoria independente? Suspeite!
  • Realiza operações em setores informais da economia? Procure saber!
  • Mantém laços informais com colaboradores? Questione!

QUER APRENDER MAIS? ACESSE!

Informações sobre boas práticas, governança, legislação, enfim, tudo o que você precisa saber para proteger sua organização e trabalhar melhor.

Baixe aqui os materiais da campanha

A campanha “Enxergue os Sinais” é uma iniciativ​​a importante na prevenção e combate à lavagem de dinheiro e, por consequência, ao crime organizado.

Quando você se posiciona sobre a importância de estar atento aos crimes de lavagem de dinheiro, mostra seu apoio às ONGs que atuam corretamente e são vítimas desses esquemas, além de informar e orientar o público em geral.

Aqui nessa seção você encontra diversos materiais da campanha para baixar e divulgar em suas redes sociais, enviar para a sua base e iniciar uma conversa sobre o tema.

Além disso, você pode utilizar o selo “Eu apoio” e se posicionar como parte da campanha “Enxergue os Sinais”.

Mídias sociais

Email marketing

Selo Eu Apoio

Entre em contato

Para tirar dúvidas ou
conversar sobre
parcerias e apoio.

Venha com a gente!

Acompanhe nossas redes sociais e conheça mais o nosso trabalho.